A fábrica de baladas sonoras da Avenue Trudaine  

© Luciano Spinelli

O Balades Sonores é um coletivo formado ao redor de uma temática comum: música. A ideia é conectar novos artistas com um novo público, em tempos de incerteza no mercado das gravadoras. O que interessa para o público que não faz parte do coletivo é: a sede deles é uma das lojas mais legais da cidade. La Fabrique Balades Sonores fica na belíssima Avenue Trudaine, no 9ème arrondissement de Paris – ou o South Pigalle (SoPi), como os gringos que moram por aqui batizaram essa região cada vez mais trendy.Desde janeiro de 2015, a Fabrique abriga também o atelier da ilustradora Esther Marti Pras, nome artístico Chicamancha – a simpática aí da foto acima. O espaço da loja dobrou e a quantidade de produtos interessantes também – incluindo as criações têxteis da Esther.

O principal são mesmo os discos de vinil – um enorme acervo não só de coisas antigas, mas o que há de mais moderno no eletrorock e no indie francês. E o melhor: eles acabaram de adquirir o acervo inteiro de discos de música brasileira de uma antiga estação de rádio. Resultado: discos raríssimos de Elis Regina, Gil, Caetano e muita gente dos anos 60, a preços a partir de 20 euros. A Fabrique oferece roupas, bijuterias, pôsteres e todo tipo de coisas fabricadas pelos artistas ligados ao coletivo.

© Luciano Spinelli
© Luciano Spinelli

O mais divertido, no entanto, é a programação cultural. Toda primeira quarta-feira do mês, rola a vernissage de alguma exposição fotográfica nas paredes da loja. A que fomos conferir ontem, traz fotos de Valérie Shum King. Além de fotos, há pocket shows na calçada da loja todas as quintas-feiras, às 19h30 – mas também rola em outros dias, eventualmente. Vale acompanhar a agenda de shows.

O clima de comércio de bairro misturado com música na calçada sob as árvores de Avenue de Trudaine formam uma combinação perfeita para aproveitar o verão.

As fotos deste post são de Luciano Spinelli:

La Fabrique Balades Sonores

1 Avenue Trudaine (Metro Anvers, linha 2).
De segunda a sábado, das 10h às 20h e todo primeiro domingo do mês.
Pocket shows toda quinta-feira, 19h30.
Vernissage toda primeira quarta-feira do mês.

Aproveitando a viagem:

  • Visite o excelente café KB CafeShop, que fica na outra esquina da Avenue Trudaine.
  • Leia todas nossas dicas para o South Pigalle.
  • Visite outra excelente loja de discos, La Rideau de Fer, que fica ali pertinho.
About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.