Como entrar sem convite na semana de moda de Paris

É preciso um pouco paciência, mas não é impossível (nem tão complicado) entrar sem convite em um desfile da Paris Fashion Week. Para ficar mais simples ainda, aí vai o nosso passo-a-passo:

1. Confira as datas de cada semana de moda no site modeaparis.com. São seis “semanas” por ano: 1. prêt à porter, 2. alta costura e 3. moda masculina, sendo duas temporadas de cada, sempre nos meses de junho/ julho, setembro/ outubro, janeiro e fevereiro/março.

2. O mesmo site vai ter a programação de cada semana (/défilés/calendriers) com dia, hora e local, além de um “calendrier off” com os desfiles que estão fora da programação oficial. ESQUEÇA Chanel, Dior, Balenciaga, Givenchy, Céline e afins. Escolha de preferência nomes menos conhecidos, como Manish Arora, Véronique Branquinho, Costume National, Allude, ou mesmo Anthony Vaccarello e Cédric Charlier. O primeiro dia costuma ser o mais tranquilo.

3. Chegue ao local do desfile com um pouco de antecedência; meia hora deve ser suficiente (lembre-se de que você vai esperar mais, pois os desfiles sempre atrasam).

4. Na porta do desfile, geralmente três placas indicam as filas para entrada: Press/TV, Buyers e STANDING. É nessa última que você vai ficar. Algumas pessoas nesta fila têm convites, outras não. A ideia do standing (“em pé”, mesmo) é uma espécie de arquibancada para os convidados menos importantes e, eventualmente, os sem-convite. É muito simples: ninguém quer um desfile sem público. Se muitos convidados não aparecem, eles deixam outras pessoas entrarem para fazer um pouco de volume.

5. Quando (e se) liberarem a entrada para os sem-convite, se ligue, pois todos têm que entrar rápido e ficar onde for indicado, para não atrapalhar a organização da coisa (esqueça tentar um lugar na primeira fila ou conseguir um lugar com os fotógrafos, que chegaram lá antes de todo mundo).

É difícil garantir com certeza que você vai conseguir entrar mas, seguindo essas dicas, há grandes chances. Pense que você não será o único: estudantes de moda costumam usar esse “truque” e às vezes a fila do standing é enorme. Quanto mais cedo você entrar na fila e quanto menos disputado for o desfile, maiores as chances.

Como ver desfiles caso você não esteja na semana da moda

Caso você não dê a sorte de estar em Paris durante alguma semana de moda, uma boa opção é conferir os desfiles da Galeries Lafayette. A sexta-feira da moda é um evento único das Galeries Lafayette, e só participa quem sabe. São 30 minutos de desfile em que você vai absorver as últimas tendências do mundo fashion, em um ambiente incrível, o Opera Theatre, no 4º andar das Galerias Lafayette Paris Haussman. Mas atenção: é preciso reservar o seu lugar com antencedência:

 

Veja também:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

1 Comentário

Comments are closed.