10 artistas para conhecer o “French Touch”, a música eletrônica francesa

Daft Punk é o nome mais conhecido da cena French Touch

A partir do final dos anos 80, muitos artistas franceses, a maioria deles de Paris e da vizinha Versalhes, começaram a produzir uma variante de música eletrônica francesa que a crítica internacional chamou de French House e que os franceses chamaram de French Touch. Daft Punk e Air são os representantes mais famosos no Brasil, assim como o Justice, que já é considerado de uma geração posterior ao French Touch.  O movimento inspirou pelo menos dois grandes diretores de cinema contemporâneo, Sofia Coppola e Michel Gondry, como você lerá a seguir.

Estes artistas colaboravam entre si, produzindo remixes e versões uns dos outros, mas sempre mantendo uma identidade musical que alguns também chamam do “electro francês”. A cena estourou quando estes artistas atravessaram o Canal da Mancha e fizeram sucesso no Reino Unido, no meio dos anos 90. Esse tipo de música existe até hoje em toda a França, embora não seja mais tão popular ao redor da Europa.

Abaixo, você confere 10 artistas fundamentais dessa cena musical parisiense, em uma lista elaborada pelo site francês Topito. Para ler acompanhada pela playlist abaixo.

1. St. Germain

Nome verdadeiro Ludovic Navarre, St Germain lança seu primeiro disco, “Boulevard”, em 1995, primeiro hit da French Touch a ultrapassar as fronteiras do país. Como sempre, no Reino Unido. Foi um pioneiro.

2. Dimitri from Paris

Famoso DJ de duas icônicas rádios francesas, a Skyrock e a NRJ, Dimitri from Paris era muito ligado à música dos Estados Unidos e foi um dos introdutores do house na França. Seu primeiro album, “Sacrebleu”, de 1996, fez mais sucesso nos EUA, Reino Unido e Japão do que na França.

3. Daft Punk

Essa dupla de Versailles, Bangalter e Homem-Christo, começou bem antes do seu recente sucesso pop “Get Lucky”. Depois de abrir alguns shows dos Chemical Brothers nos anos 90, eles decolaram na França com o álbum “Homework”, de 1997. São os mestres em unir house, Techno e funk no French Touch.

4. Alan Braxe

Bastante influenciado pelo Daft Punk, Alan Braxe se lançou com o single “Vertigo”, de 1997, mas estourou mesmo em 2000 com “Intro”, hit do ano na França, alcançando bastante sucesso também no Reino Unido.

5. Étienne de Crécy (Motorbass)

Engenheiro de som de Versalhes, ficou mais conhecido por fazer parte da dupla Motorbass, em parceria com Philippe Zdar (produtor do famoso rapper francês MC Solaar). O Motorbass teve apenas um disco, “Pansoul”, de 1996, que estourou no Reino Unido, e Étienne lançou outros álbuns solos nos anos seguintes.

6. Air

Grupo liderado pela dupla Jean-Benoit Duncktel e Nicolas Godin, chegou a fazer algum sucesso no Brasil e também vem de Versalhes. O nome é um acrônimo de “Amour”, “Imagination” e “Rêve” (Amor, Imaginação e Sonho). Ficaram conhecidos no Brasil e no mundo por “Moon Safari”, de 1998, e também por assinarem a trilha sonora do filme “As Virgens Suicidas”, de Sofia Coppolla.

7. Mr. Oizo

Pseudônimo de Quentin Dupieux, Mr. Oizo é símbolo de quando a French Touch saiu do underground e virou uma marca de glamour francesa: é dele a trilha sonora desse comercial da Levi’s assinado pelo famoso diretor Michel Gondry.

8. Cassius

Projeto do outro integrante do Motorbass, do qual falamos acima, Philippe Zdar, ao lado do DJ BoomBass. Estouraram no Reino Unido me 1998 com “Cassius 99”. O álbum seguinte, 1999, faz enorme sucesso na França unindo funk, hip-hop e house. Nos anos 2000, seguiram rumo ao rock, com o hit “Toop Toop”, de 2006.

9. Alex Gopher

Parceiro de diversos nomes que mencionamos acima, Gopher trabalhou muito tempo no underground lançando EPs quase amadores, entre eles “Gordini Mix”. Ganha mais notoriedade ao samplear “God Bless the Child”, de Billie Holiday, em “The Child”.

10. Benjamin Diamond

Ao lado de Thomas Bangalter, do Daft Punk, criou em 1998 o grupo Stardust, autor do grande sucesso “Music Sounds Better WIth You”, em que ele canta. Seu álbum solo de 2000, “Diamond’s Strange Attitude”, traz um electo-pop intimista que é marca registrada do French Touch.

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*