Ícone do site PARIS LADO-B

Saiba onde ficam os squats, as ocupações de arte de Paris

La Maison de la Plage. Foto: Nathalie Diacci.

La Maison de la Plage. Foto: Nathalie Diacci.

Mesmo sendo menor, Paris rivaliza com Berlim e Londres quando o assunto é prédios abandonados e ocupados por coletivos de arte ou de cunho político. Os “squats” existem tanto dentro do perímetro da cidade quanto nos municípios ao redor, a periferia, chamada “banlieue”.

Alguns squats são institucionalizados, como o 59 Rivoli, que fica em pleno centro de Paris e que hoje já virou até turístico. Embora ainda seja interessante visitar as dezenas de ateliês de arte que funcionam em cada andar do prédio, ele não tem exatamente o perfil dos squats mais afastados do centro, mais underground e movimentados.

Entre abril e maio, o festival FOU (que significa “louco” em francês) celebra o ambiente vanguardista dessas ocupações e é uma boa oportunidade para conhecer estes locais, que nem sempre são totalmente abertos a visitação. A edição 2017 do FOU vai de 15 de abril a 13 de maio com conferências, exposições, shows, cineclubes, performances e debates.

Você pode conferir a programação neste link, que inclui o dia e hora mais recomendado para as visitas.

Abaixo, uma lista dos squats mais legais da região parisiense. Clicando no link, você confere uma resenha em francês feita pelo site Intersquats.