Ícone do site PARIS LADO-B

Top 5 museus gratuitos de Paris #5: Maison de Victor Hugo

Gastou seus últimos euros no Louvre (ou em comprinhas, vai) e continua com fome de museu? A boa notícia é que, além do primeiro domingo do mês, em que você e outras milhares de pessoas entram de graça em museus que normalmente são pagos, Paris tem várias opções para os bolsos vazios. São mais de 20 museus gratuitos na cidade, a maioria mantida pelo governo municipal. Alguns, claro, podem ser uma grande perda de tempo durante a viagem, e é por isso que temos a honra de apresentar nosso Top 5 aqui no blog.

#5: Maison de Victor Hugo

Não sei você, mas eu adoro ver a casa dos outros. Ainda mais quando se trata de um apartamento do século XIX, em uma das praças mais bonitas de Paris, com alguns elementos excêntricos e ao mesmo tempo aquele ar de Académie Française… Essa é a Maison Victor Hugo, na Place des Vosges, onde o escritor morou de 1832 a 1848.

O apartamento de Victor Hugo, que virou museu em 1903, foi reconstituído com certa liberdade a partir de fotos e móveis que também foram usados em outros lugares onde o escritor morou. O espaço foi adaptado num percurso de sete salas, que vai contando a vida de Hugo através de documentos, gravuras, jornais, cartas, pinturas.

Se o incrível Salon Chinois, o busto esculpido por Rodin ou a escrivaninha onde Hugo escrevia em pé não convencerem, é só descer e aproveitar a Place des Vosges, seguindo depois pelo Marais.

Maison Victor Hugo
6, place des Vosges, 75004
Metrô: Saint-Paul (linha 1), Bastille (linhas 1, 5 e 8)
Fone: 01 42 72 10 16
Aberto de terça a domingo (exceto feriados), das 10h às 18h

Aproveitando a viagem: