Quem são os vloggers e canais que agitam o Youtube francês

Como em qualquer lugar do mundo, os canais do Youtube, com conteúdo produzido exclusivamente para a web, estão cada vez mais populares na França. Os de maior sucesso, claro, são adolescentes meio bobos falando sobre suas vidas e sobre coisas que você certamente não está interessado em saber se tiver mais de 18 anos. Entre estes “adôs” (como dizem os franceses) campeões de audiência estão, por exemplo, Hugo Tout SeulCyprienSqueezie e Mister V – todos bem chatos.

Os vloggers adolescentes, no entanto, podem ser úteis para quem quer treinar o ouvido e aprender o francês mais coloquial, “das ruas”. Por isso, nesta nossa lista a seguir, vamos recomendar dois vloggers jovens que fazem sucesso e têm um conteúdo um pouquinho mais legal. Os outros são canais mais adultos – mas a maioria é bobagem para rir mesmo. O mais importante: todos são um bom resumo do francês urbano e atual, com todas as gírias e maneiras de falar que em geral a gente não aprende em cursos de francês.

1. La Ferme Jerome

Canal de humor feito por Jérôme Niel, cujo título pode ser traduzido por “Cala a boca, Jerome”. Foi este canal do Youtube que o fez ficar conhecido e acabou catapultando Jérôme para a MTV e, depois, para o Canal+, uma das emissoras mais populares da França. Desde que virou “uma estrela”, o canal não é mais atualizado, mas há vídeos o suficiente para você assistir por horas.

2. EnjoyPhoenix

Momento “revista Capricho”: esta é Marie, ela é de Lyon, tem 19 anos, e fez um canal em que “faz todo o possível para dar conselhos não profissionais a adolescentes em busca de sua identidade”. É mole? Claro que o troço todo virou um grande business e Marie faz muita grana como as típicas bloggueiras de moda. Ainda assim, tem boas dicas para meninas sobre beleza, decoração e até gastronomia.

3. Norman

Um dos pioneiros do Youtube francês e provavelmente o mais famoso. O papo também é de adolescente, com a diferença que o garoto é realmente engraçado. O sucesso na internet levou Norman a fazer um espetáculo de humor que já passou por toda a França, sempre com teatros lotados.

4. Parle à ma Bite

Este é um canal mais obscuro, dica “coup de coeur” do Paris Lado B. Parle à ma Bite é uma websérie que teve poucos episódios e cujo título pode ser traduzido por “Fale com o meu pau”. Sim, você entendeu, é uma bobagem completa, mas muito útil para aprender muito palavrão. O que é sempre útil, certo? O protagonista é Captain Brackmard, um rapper famoso por suas letras cheias de sacanagem.

5. Et Pourquoi pas, Coline?

Por fim, alguma coisa decente para mulheres adultas. Coline tem 27 anos, vive em Nancy, no leste da França, e é uma das blogueiras francesas mais antigas, tendo começado em 2007. Ela fala sobre moda e comportamento de um ponto de vista mais adulto. No vídeo abaixo, por exemplo, responde a perguntas de leitores e fãs – e diz, por exemplo, por que detesta Paris.

About Gabriel B. 71 Articles
Connard, flâneur, ringard.