10 bandas francesas que você precisa conhecer

Do punk do Second Sex ao pop de Brigitte (na foto), passando pelo indie de Lescop, a música francesa dos últimos anos é bastante eclética. Abaixo, vai uma amostra de alguns nomes desta cena contemporânea e que não necessariamente fizeram sucesso fora da França. É só dar o play – e ler sobre as bandas em seguida.

Aline
Banda formada em 2011 e lançada no palco do Point Ephemère, ponto de novas bandas parisiense, vai na veia do rock anos 80 e da new wave.

Brigitte
Um pop fino e meio sacaninha é o que oferece a dupla de meninas Aurélie Saada e Sylvie Hoarau. O disco de estreia, de 2011, estourou em toda França, vendendo 200 mil exemplares.

Second Sex
Mais garotos parisienses loucos para gritar palavrões e despejar punk rock. O nome da banda, claro, vem do livro Le Deuxième Sexe (1949), manifesto feminista de Simone de Beauvoir.

Granville
Uma espécie de Belle and Sebastian francês, o Granville tem na voz doce de Mélissa a marca de seu som classificado como dream pop. Pura meiguice que está na estrada desde 2011.

Lescop
Lescop é o nome artístico de Mathieu Peudupin, que liderou durante anos a banda Asyl, um clássico dos anos 90 franceses. Em 2009 lança sua carreira solo abrindo shows de Charlotte Gainsbourg. Som hipnótico, flertando com o eletrônico.

fauve

BB Brunes
A mais bem sucedida das bandas francesas que vieram na cola do Strokes, o BB Brunes foi formado por garotos que ainda estavam na escola em 2006. O nome da banda vem da música “Initials B.B. », de Serge Gainsbourg, misturado com Boulevard Brunes, avenida do 14ème arrondissement onde eles ensaiavam.

Fauve
Banda parisiense formada em 2010 inspirada no filme “Les Nuits Fauves” de Cyril Collard (1992). Banda não, “coletivo”, como eles preferem ser classificados, fazem um som experimental, com letras recitadas

Dandies
Banda de garotos fanáticos por Libertines e similares. Não é à toa, Pete Doherty, do Libertines, gravou duas músicas com eles.

Mademoiselle K
Liderado pela parisiense Katerine Gierak, o grupo existe desde 2006, misturando referências como Radiohead e Placebo. Em 2013, passaram pelo Brasil e, em 2015, lançaram o primeiro disco em inglês.

Archimède
São conhecidos como o Oasis francês. Os garotos se inspiram declaradamente no rock britânicos dos anos 90 60. O resultado é um rock muito melódico e cheio de hits.

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.