Ground Control: a balada secreta deste verão em Paris

 

UPDATE: no verão de 2017, o Ground Control se mudou para um novo endereço no 12ème arrondissement. Temos um novo post sobre ele aqui.

Se você estiver em Paris neste verão de 2015 atrás de uma balada underground, não pode deixar de passar no Ground Control, espaço que abriu as portas no último dia 21 de maio de 2015 e vai até o dia 15 de outubro.

A balada, que já teve uma primeira edição no ano passado, no Quais d’Austerlitz, dessa vez atravessou o Sena até o extremo norte da cidade, numa das áreas consideradas “no go zone”, segundo uma classificação delirante do canal de TV americano Fox News e que os parisienses adoram ironizar. (Leia mais sobre a piada das no go zones aqui).

Pois a Ground Control deste ano fica em um enorme galpão na Rue Ordener, 18ème arrondissement, onde costumava funcionar uma garagem da SNCF, a empresa de trens francesa. O espaço é uma balada durante a noite, mas durante o dia oferece bar, mercado, restaurante, barbearia e outros tipos de serviço, além de dois enormes terraces ao ar livre para aproveitar o sol. Tudo calculadamente improvisado, com decoração de demolição e ar de abandono.

A inspiração dos organizadores do Ground Control são assumidamente as baladas deste tipo em Berlim, que tem uma longa tradição de festas itinerantes em lugares escondidos.

E já que a ideia é manter o ar de segredo, a programação é divulgada dia a dia, com muito pouca antecedência, no Facebook do evento. Vale ficar atento e passar por lá antes que a festa acabe. Para ter uma ideia da trilha sonora da balada, clique aqui e ouça a rádio Ground Control.

Abaixo, um vídeo feito no local e, depois, os detalhes de como chegar.

 

Ground Control
26 Rue Ordener (metro Marcadet-Poissonier, linhas 4 e 12).
Em geral, tudo começa a funcionar no fim da tarde, mas nada é muito certo. Acompanhe a programação no Facebook.

Aproveite a viagem:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.