Loft19 e Bugada&Cargnel: galerias escondidas em Belleville

IMG_0207Belleville é um dos bairros mais efervescentes – se não O mais – da cidade no que diz respeito a arte. Por ser relativamente barato para se viver, ele atrai muitos jovens artistas e pequenas galerias para expor essa produção. Mas há em meio a isso tudo duas galerias de porte grande e que se destacam em relação às outras. Ambas ficam em ruas remotas, difíceis de achar, mas podem ser visitadas na mesma viagem.

Comece o seu passeio pelo Loft 19, espaço de arte experimental que pertence à galeria Suzanne Tarasiève (cuja galeria principal fica no Marais). O Loft 19 fica em uma rua privada, chamada Villa Marcel Lods – nome que homenageia um famoso arquiteto francês. Para ter acesso à rua, às vezes é preciso tocar o interfone. O Loft 19 fica no fundo da ruazinha, em uma casa tombada como monumento histórico. Por dentro, o visual é bastante moderno, com amplos espaços para exposições, como você pode ver na foto acima. As mostras mudam constantemente, então vale acompanhar o Loft19 no Facebook.

IMG_0223

O segundo espaço é ainda maior e mais interessante. A galeria Bugada & Cargnel tem 500 metros quadrados e fica em um antigo prédio industrial de 1930 que também já foi uma garagem. O espaço permite receber obras de tamanho maior, que não poderiam ser expostas em outras galerias. A Bugada & Cargnel exibe não apenas novos artistas, mas com frequência serve de extensão para as exposições do Centre Pompidou, que costuma reservar “extras” de suas mostras para a galeria de Belleville.

Se você ainda tiver fôlego para seguir o passeio depois de conhecer estes dois ótimos (e escondidos) espaços de arte, voilà uma pequena lista de galerias que vale a pena conhecer no bairro:

Balice Hertling
Jocelyn Wolff
Crève Coeur
La Maudite (que expõe artistas brasileiros)

[googlemaps https://mapsengine.google.com/map/embed?mid=zHPiyTDroj-0.kduTPUD-q9co&w=640&h=480]

Loft 19 / Suzanne Tarasiève
5 Villa Marcel Lods (Metro Belleville, linhas 11 e 2).
De terça a sábado, das 11h às 19h.

Bugada&Cargnel
7-9 Rue de l’Équerre (Metro Belleville ou Pyrénées)
De terça a sábado, das 14h às 19h.

LEIA TAMBÉM:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*