La Recyclerie: a estação de trem que virou horta urbana em Paris

O La Recyclerie se define como uma “fazenda urbana” e “lugar criador de ocasiões”. Na prática, é uma antiga estação de trem da desativada linha Petite Ceinture que virou bar/café/restaurante/ateliê de arte. Como já escrevemos aqui no blog, a Petite Ceinture aos poucos está sendo redescoberta pelos parisienses e, ao redor dela, começam a surgir bares, ocupações e todo tipo de lugar com forte relação com práticas sustentáveis – já que a antiga ferrovia é um dos últimos lugares com natureza relativamente selvagem na capital.

A Recyclerie fica no prédio da antiga estação Ornano, que funcionou durante 70 anos, no boulevard de mesmo nome, extremo-norte de Paris. A grande atração do bar é, de fato, a arquitetura da antiga estação, que faz da Recyclerie uma experiência, com suas grandes janelas. Para completar, a decoração faz jus ao nome, com objetos de demolição e do mobiliário urbano, como lâmpadas de rua, mesas e cadeiras de antigas escolas. Boa parte da decoração está à venda.

La Recyclerie, bar e horta urbana em Paris no trilho do trem

O espaço se estende para fora da estação, nas duas laterais dos trilhos que ainda estão lá, intocados, embora não recebam nenhum trem. Ali fica uma espécie de horta coletiva, além de mesas e guarda-sóis que se tornam uma ótima opção no verão. Um dos destaques do cardápio é a exótica cerveja “L’Unicorne”, mas a Recyclerie é muito mais um bistrô/café do que bar. A maior parte do público o frequenta durante o dia e muita gente traz o computador para passar a tarde trabalhando – o wifi não é genial, mas resolve.

Photo-Les-Valeurs-©-Simon-GuilleminAlém da comida natureba, a Recyclerie oferece uma intensa programação de ateliês e oficinas artísticas. Elas acontecem no mezanino da estação, em uma área dedicada aos artistas. É possível conhecer a programação de eventos e oficinas no site.

La Recyclerie
83 boulevard Ornano. 75018 Paris.
Fone: 01 42 57 58 49.
Metro Porte de Clignancourt (ponto final da linha 4).
Aberto todos os dias, das 7h até a meia-noite (até às 2h nas sextas e sábados).

Aproveite a viagem:

  • A Recyclerie fica a apenas uma quadra do Marché aux Puces de Saint-Ouen, o mais tradicional mercado de pulgas da região parisiense, onde foi filmado Meia-Noite em Paris, de Woody Allen (a cena em que o personagem principal conhece a vendedora de discos).
About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.