5 passeios ao redor de Paris para fazer com seu cartão de transporte Navigo ou Paris Visite

O Navigo e o Paris Visite são os cartões de transporte da região de Paris, que você compra e pode circular de trem, metrô e ônibus na capital e região. Você compra o cartão em qualquer guichê dentro das estações de metrô.

  • Se você mora na cidade, usa o cartão Navigo pagando 84,10€  por mês para ter acesso às 5 zonas da região parisiense.
  • Se você é turista, compra o cartão Paris Visite, pagando 74,30€ por 5 dias para também ter acesso às 5 zonas da região parisiense. Turista também pode comprar o cartão para menos dias (1, 2, 3, 4 ou 5 idas).

Sim, para turista sai mais caro, mas se você pretende visitar atrações ao redor da capital, como o Palácio de Versalhes, e ir e voltar do aeroporto de trem, já compensa comprar o Paris Visite.

Com os dois cartões também é possível viajar para vários destinos relativamente distantes – até 100 km de Paris –, sem pagar um centavo a mais. Basta que o lugar esteja dentro da zona coberta pelo Navigo e pelo Paris Visite.

Alguns desses destinos são passeios famosos que os turistas costumam fazer pagando caro. Vamos descobrir então como chegar até alguns deles simplesmente passando o seu cartão na catraca, sem comprar passagem.

1. Casa de Van Gogh em Auvers-Sur-Oise

Como visitar a casa de Van Gogh em Auvers Sur oise

O que é: a cidade em que viveu e morreu Van Gogh. É possível visitar a casa, seu túmulo.
Distância: 32 km de Paris. Tempo de viagem: 1 hora.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: na Gare du Nord, em Paris, pegue o Trem H direção Pontoise. Em Pontoise, troque para o Trem H direção Persan Beaumont. Desça na estação Auvers-Sur-Oise, localizada a 200 metros da casa de Van Gogh.

Não quer se estressar?

Reserve uma visita guiada de um dia inteiro com transporte incluído que leva você para conhecer a casa de Van Gogh e de Monet:

 

2 – Palácio de Versalhes

Visitar palácio de Versalhes de trem
© EPV / Thomas Garnier

O que é: o palácio mais famoso da região parisiense.
Distância: 22 km de Paris. Tempo: de 20 a 40 minutos, dependendo do trem.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: há três opções: 1) Pegando o Trem L na Gare Saint-Lazare rumo a Versailles Rive Droite, 2) pegando o RER C em qualquer estação dentro de Paris (por exemplo, na Notre Dame) em direção a Versailles Chateau, 3) pegando o Trem N na Gare Montparnasse rumo a Versailles Chantier. Nos três casos, você desce no ponto final.

Não quer se estressar?

Reserve uma excursão saindo de Paris em ônibus de luxo com ingresso que evita filas:

3 – Cidade medieval de Provins

Como visitar a cidade medieval de Provins perto de Paris de trem

O que é: cidade turística que mantem intocadas várias construções medievais. Considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Distância: 90 km de Paris. Tempo de viagem: 1h24min.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: atenção, esse destino só pode ser visitado com o cartão aos sábados, domingos e feriados! Na Gare de l’Est, pegue o Linha P do Transilien e desça na estação Provins. Simples assim.

4 – Castelo de Fontainebleu

como visitar o castelo de fontainebleu de trem

O que é: cidade do famoso castelo de Fontainebleu.
Distância: 66 km de Paris. Tempo de viagem: 1 hora.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: na Gare de Lion, pegue o Trem R direção Montargis. Desça na estação Fontainebleau-Avon. Se quiser ir ao castelo, pegue o ônibus Linha 1 direção Les Lilas e desça na estação Chateau.

Não quer se estressar?

Reserve uma excursão que leva você de ônibus até lá e tem um extra: te leva para conhecer outro lindo castelo, o Vaux le Vicompte:

5 – Casa de Monet em Giverny

Como visitar a casa de monet de trem

O que é: a cidade de Claude Monet, sua casa, seu jardim.
Distância: 75 km de Paris.
Como ir de graça usando o cartão Navigo ou Paris Visite: Este é um pouco mais complicado, mas rola. A estação mais próxima de Giverny é Vernon. Mesmo comprando o bilhete, você precisaria depois pegar um ônibus ou ir a pé/bicicleta até Giverny. A estação Vernon não está dentro da zona em que você pode viajar de Navigo, mas a estação Bonnières, que é apenas uma parada antes de Vernon, fica dentro da zona Navigo. E a distância entre Bonnières até Giverny é quase a mesma que existe entre Vernon e Giverny. Resumo da ópera: na Gare Saint-Lazarepegue o Trem Transilien J rumo a Vernon. Desça em Bonnières, uma estação antes de Vernon, e ali você vai escolher a melhor maneira de ir a Giverny: são 7km de distância. Você pode ir de trem, comprando apenas um bilhete para o trecho Bonnières>Vernon, ou pode ir a pé, de bicicleta, pedir carona. Atenção: se você não descer em Bonnières e seguir viagem até Vernon, estará saindo da zona Navigo e, portanto, estará sujeito a multa.

Não quer se estressar?

Reserve uma excursão que leva você de ônibus até lá, com ingressos e guia em português incluído:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

6 Comentários

  1. Oi Gabriel. Fiquei em dúvida de uma coisa: se eu recarregar o meu Navigo só por uma semana, posso ou não posso utilizar essa vantagem que você apontou? Obrigada pela ajuda. Todo euro poupado será de grande valia! Abraços!

    • Oi Dea! Como bem lembrou a Alice no comentário acima, só funciona para o quem carrega o Navigo o mês inteiro.

      • Ok Gabriel. Mega obrigada (mais uma vez!) pela ajuda. Vou passar somente 15 dias. Vou fazer as contas para ver se compensa, mas é excelente saber disto! No ano que vem pretendo ficar mais tempo, mas esse ano, vou ver um primo em Portugal primeiro, então só serão 15 dias! e parabéns pelo blog. Beijos

  2. Ótima dica. Dá para usar também para ir à Chantilly, seja de trem ou de RER? Obrigada.

Comments are closed.