Como viajar de graça para fora de Paris com seu cartão Navigo

Navigo

O Navigo é o cartão de transporte da região de Paris, que você compra e pode circular de trem, metrô e ônibus na capital e região. Você pode comprar para uma semana (23 euros) ou para o mês inteiro (70 euros).

A grande novidade é que, desde 1o de setembro de 2015, é possível viajar para vários destinos relativamente distantes – até 100 km de Paris – usando o Navigo, ou seja, sem pagar um centavo a mais. Basta que o lugar esteja dentro da zona coberta pelo Navigo.

Alguns desses destinos são passeios famosos que os turistas costumam fazer pagando caro. Vamos descobrir então como chegar até alguns deles simplesmente passando o seu Navigo na catraca, sem comprar passagem.

 

© Paris Lado B.

Auvers-Sur-Oise
O que é: a cidade em que viveu e morreu Van Gogh. É possível visitar a casa, seu túmulo.
Distância: 32 km de Paris. Tempo de viagem: 1 hora.
Quanto custaria comprando a passagem: 12 euros ida e volta.
Como ir de graça usando o Navigo: na Gare du Nord, em Paris, pegue o Trem H direção Pontoise. Em Pontoise, troque para o Trem H direção Persan Beaumont. Desça na estação Auvers-Sur-Oise, localizada a 200 metros da casa de Van Gogh.

 

© EPV / Thomas Garnier
© EPV / Thomas Garnier

Versailles
O que é: cidade onde fica o Palácio de Versailles, o mais famoso da região parisiense.
Distância: 22 km de Paris. Tempo: de 20 a 40 minutos, dependendo do trem.
Quanto custaria comprando a passagem: 9 euros ida e volta.
Como ir de graça usando o Navigo: há três opções: 1) Pegando o Trem L na Gare Saint-Lazare rumo a Versailles Rive Droite, 2) pegando o RER C em qualquer estação dentro de Paris (por exemplo, na Notre Dame) em direção a Versailles Chateau, 3) pegando o Trem N na Gare Montparnasse rumo a Versailles Chantier. Nos três casos, você desce no ponto final.

 

© Paris Lado B.
© Paris Lado B.

Provins
O que é: cidade turística que mantem intocadas várias construções medievais. Considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Distância: 90 km de Paris. Tempo de viagem: 1h24min.
Quanto custaria comprando a passagem: 24 euros ida e volta.
Como ir de graça usando o Navigo: na Gare de l’Est, pegue o Trem P (Xibu) e desça na estação Provins. Simples assim.

 

© Paris Lado B.
© Paris Lado B.

Fontainebleu
O que é: cidade do famoso castelo de Fontainebleu.
Distância: 66 km de Paris. Tempo de viagem: 1 hora.
Quanto custaria comprando a passagem: 19 euros ida e volta.
Como ir de graça usando o Navigo: na Gare de Lion, pegue o Trem R direção Montargis. Desça na estação Fontainebleau-Avon. Se quiser ir ao castelo, pegue o ônibus Linha 1 direção Les Lilas e desça na estação Chateau.

 

© Paris Lado B.
© Paris Lado B.

Giverny
O que é: a cidade de Claude Monet, sua casa, seu jardim.
Distância: 75 km de Paris.
Quanto custa comprando a passagem: 30 euros ida e volta.
Como ir de graça usando o Navigo: Este é um pouco mais complicado, só para quem gosta de aventura, caminhar ou andar de bicicleta. A estação mais próxima de Giverny é Vernon. Mesmo comprando o bilhete, você precisaria depois pegar um ônibus ou ir a pé/bicicleta até Giverny. A estação Vernon não está dentro da zona em que você pode viajar de Navigo, mas a estação Bonnières-sur-Seine, que é apenas uma parada antes de Vernon, fica dentro da zona Navigo. E a distância entre Bonnières-sur-Seine até Giverny é quase a mesma que existe entre Vernon e Giverny. Resumo da ópera: na Gare Saint-Lazarepegue o Trem J rumo a Vernon. Desça em Bonnières-sur-Seine, uma estação antes de Vernon, e ali você vai escolher a melhor maneira de ir a Giverny: são 7km de distância. Você pode ir a pé, de bicicleta, pedir carona, ou simplesmente comprar um bilhete de trem para andar só uma estação até Vernon, pagando menos. Atenção: se você não descer em Bonnières e seguir viagem até Vernon, estará saindo da zona Navigo e, portanto, estará sujeito a multa.

 

About Gabriel B. 116 Articles

Connard, flâneur, ringard.

6 Comentários

  1. Oi Gabriel. Fiquei em dúvida de uma coisa: se eu recarregar o meu Navigo só por uma semana, posso ou não posso utilizar essa vantagem que você apontou? Obrigada pela ajuda. Todo euro poupado será de grande valia! Abraços!

    • Oi Dea! Como bem lembrou a Alice no comentário acima, só funciona para o quem carrega o Navigo o mês inteiro.

      • Ok Gabriel. Mega obrigada (mais uma vez!) pela ajuda. Vou passar somente 15 dias. Vou fazer as contas para ver se compensa, mas é excelente saber disto! No ano que vem pretendo ficar mais tempo, mas esse ano, vou ver um primo em Portugal primeiro, então só serão 15 dias! e parabéns pelo blog. Beijos

  2. Ótima dica. Dá para usar também para ir à Chantilly, seja de trem ou de RER? Obrigada.

Comments are closed.