Guia grátis no cemitério Père-Lachaise

cem3
O cemitério do Père-Lachaise é um pouco como o Louvre: difícil de conhecer em uma só visita, por causa do seu tamanho. Ou seja, o ideal é ser objetivo e ir direto à Mona Lisa. Ou direto aos túmulos dos famosos. Uma boa dica de percurso é começar no de Jim Morrison, que fica na parte “baixa”, próximo à entrada, subir até o de Oscar Wilde, que fica no alto, e depois descer novamente.

Vendo estes dois túmulos e outros três ou quatro que ficam no caminho entre eles, você conseguirá fazer um passeio legal e objetivo de exatamente uma hora de duração, também tendo um bom panorama do lado paisagístico e histórico do cemitério. No meio do caminho existem curiosidades como o da foto acima, o túmulo de Yvan Salmon, um jovem que foi assassinado por um primo do imperador Napoléon III em 1870. O tal homem teria morrido virgem, e por isso você vai reparar que as partes íntimas da escultura do pobre falecido estão mais desgastadas do que o restante. É por que, segundo a lenda, toda mulher que toca ali aumenta suas chances de ficar grávida. Muitas visitantes, portanto, o fazem.

Uma dica final para conhecer o Père-Lachaise sem drama é aproveitar o tour gratuito oferecido pela Claire Bay, essa menina simpática da foto abaixo. A Claire é uma parisiense apaixonada por sua cidade que, no seu tempo livre, finge que é guia turístico. O melhor de tudo é justamente que ela não é uma guia profissional, mas simplesmente uma garota da cidade que gosta de conhecer viajantes e mostrar o cemitério e contar histórias sobre alguns túmulos. Os passeios da Claire são em inglês e partem quase sempre às quintas-feiras, às 16h, da porta do Père Lachaise. Mas as datas variam. O ideal é acompanhar o Facebook dela para saber quando será o próximo.

cem2

Cemitério do Père-Lachaise
16 rue du Repos. 75020. Paris.
Metro Père-Lachaise (Linhas 2 e 3)
Todos os dias, das 8h as 18h (domingo abre às 9h).

Leia também:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

2 Comentários

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*