Um teatro elisabetiano no Marais

 

Dica para quem vier a Paris até o dia 14 de julho de 2013. Desde março, quem caminha pelas margens do Sena na altura do Marais e da île Saint-Louis passa em frente a uma construção bastante estranha. Trata-se de La Tour Vagabonde, uma réplica (quase) perfeita de um teatro elisabetiano, ou seja, os teatros “redondos” do período da Rainha Elisabeth I da Inglaterra (1533-1603). O mais famoso deles foi o Globe Theatre onde, a partir de 1594, um tal de William Shakespeare apresentou suas criações.

Essa réplica que está em Paris vem da cidade de Fribourg, na Suiça, e tem caráter itinerante. Em cada cidade, recebe um grupo de teatro. Por aqui, quem está ocupando o espaço é a Companhia Les Milles Chandelles que, desde março, apresenta três peças de Shakespeare, com destaque para uma versão bastante tradicional de Romeu & Julieta. Apesar da montagem ser ortodoxa, o grande destaque é o espaço. Entrar na Tour Vagabonde é realmente uma viagem no tempo. Os assentos são pouco confortáveis e os três andares de plateia são construídos em madeira e revestidos de lona – um pouco como um circo. A experiência é única: os atores entram e saem de cena pelas diversas portas que existem nos três andares e em diferentes pontos da construção circular, o que significa que, a qualquer momento,  Romeu ou Julieta podem aparecer às suas costas.

A torre tem apenas 250 lugares, que não são marcados, por isso é bom chegar pelo menos uma hora antes para pegar um bom lugar. Experimentei vários pontos de vista dentro do teatro e, sem dúvida, o melhor lugar para ver (e participar) da peça é no terceiro andar, de frente para o palco.

Se você não entende francês, uma boa opção para conhecer o teatro é o concerto “De Shakespeare à Haendel”, que acontecerá no dia 1 de julho. Ingressos para as peças e para o concerto podem ser comprados, aqui.

La Tour Vagabonde
Cité Internationale des Arts
18 Rue de l’Hotel de Ville. 75004. Paris.
Ingressos online aqui.

Leia também:

Todas as nossas dicas para o Marais.
Todas as nossas dicas de teatro.

About Gabriel B. 70 Articles
Connard, flâneur, ringard.