SpokenWord Paris: literatura no porão

Foto by Sabine Dundure. Mais fotos aqui.

Nos anos 20, a Lost Generation – grupo de escritores norte-americanos que se fixaram em Paris como Hemingway e Fitzgerald – escolheu a clássica livraria Shakespeare and Company, no coração de Paris, como seu “clube de encontro”. A livraria ainda existe, mantém o seu charme, mas não é lá que os jovens escritores anglófonos do século 21 se encontram.

O lugar para se conectar à nova produção literária (e artística em geral) fica longe dali, escondido em um porão do 11ème arrondissement de Paris. É o SpokenWord Paris. Todas as segunda-feiras à noite, a partir das 21h, a cave do bar Chat Noir fica lotada para ouvir leituras de poemas, interpretações teatrais e músicos. O foco é a produção autoral. Não há palco, apenas um quadrado cercado de sofás onde ocorrem as apresentações. Cada performance, seja atuação, leitura ou música, pode ter no máximo 5 minutos.

São três rodadas de performances por noite, com 15 minutos de intervalo entre cada uma delas para buscar uma cerveja (5,00 €). Cada rodada tem 8 performances de 5 minutos cada. O clima é dinâmico, e você vai das 21h à meia-noite sem sentir.

Para participar no palco, é preciso chegar cedo, as 20h, e solicitar a inscrição a David ou Alberto, os dois apresentadores da noite. O  SpokenWord Paris é um ótimo lugar para conhecer gente caso você não fale francês, já que é um encontro basicamente anglófono, mas de pessoas do mundo todo (principalmente UK, EUA, Canadá e Australia). E é daqueles eventos que nós do Paris Lado-B gostaríamos de pedir: não espalhe. A cave é realmente pequena e, se ficar famoso, perde a graça. Ah, e apesar de a literatura em língua inglesa ser maioria, há também participações em francês, como esta abaixo, que filmei na última segunda-feira, em que a garota faz poemas com palavras jogadas pelo público (acompanhada pelo piano a partir do 1min).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=JtXKlRH5Hf4]

SpokenWord Paris
Toda segunda-feira, às 21h.
Au Chat Noir, 76, rue Jean Pierre Timbaud, 75011.
Métro Parmentier/Couronnes.

Aproveitando a viagem:

  • A Rue Jean Pierre Timbaud tem uma vida noturna e cheia de bares: procure pelo Petit Garage ou pelo UFO se estiver atrás de cerveja barata e clima descontraído.
  • Na mesma rua também fica o excelente centro cultural Maison des Metallos, do qual já falamos.

Veja também:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*