Maison des Métallos: centro cultural em Oberkampf

A Maison des Métallos é um centro cultural localizado no meio da efervescente região  de Oberkampf, mas é tão escondido que muita gente que frequenta o bairro há anos não sabe que ele existe. Fica em plena Rue Jean Pierre Timabaud, uma paralela da Rue d’Oberkampf lotada de bons bares como o Petit Garage e o U.F.O.

A Maison acaba passando batida porque sua linda fachada fica, na verdade, no pátio interno do terreno, na altura do número 94. Ao passar pelo pórtico de entrada (foto acima), o visitante depara com o prédio tipicamente industrial construído em 1881. Por alguns anos, ali funcionou a fábrica de instrumentos musicais Couesnon, conhecida por ser fornecedora de grandes jazzistas americanos e por ter sido a primeira fábrica de instrumentos a usar máquina a vapor. Em 1937 o prédio foi comprado por um sindicato de metalúrgicos – daí o nome do centro cultural – e em 2007 foi adquirido pela prefeitura, que transformou em centro cultural.

O melhor é visitar à noite, quando as luzes de neon da fachada contrastam com a arquitetura antiga. O destaque do centro é o grande espaço para shows (foto abaixo). As apresentações costumam custar não mais do que 10 euros, trazendo artistas de vanguarda e experimentalismo entre música e teatro. O segundo destaque é o café, com um clima “branché”, mais cool, em geral com música lounge animada por DJ’s antes dos concertos começarem. Confira aqui a programação. (Crédito das fotos: Festival Future En Seine/Divulgação);

Maison des Métallos
94 Rue Jean-Pierre Timbaud
Metro Couronnes (linha 2) ou Parmentier (linha 3).
De segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábados, das 14h às 19h. Domingo à noite, dependendo da programação.

Leia também

Três dicas próximas da Maison des Métallos:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

2 Comentários

  1. Olá, gostaria da ajuda de vocês. Estou morando em Paris fico aqui ate setembro. Procuro um curso de gerenciamento, liderança, projetos ou algo ligado a business com ate 1 mês duração. Você pode me indicar alguma coisa?
    Super obrigada

    • Olá Renata. Infelizmente não posso lhe ajudar. (Como você pode ver, esse não é bem o foco do blog…)

1 Trackback / Pingback

  1. Literatura no porão | Paris Lado B

Comments are closed.