Performances artísticas perturbadoras no Dimanche Rouge

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8cVTnGGU2tU]

É verdade que Paris há muitos anos perde espaço para Londres e Berlim no que diz respeito à produção artística contemporânea – para ficarmos apenas no cenário europeu. Não é fácil para a cidade se desvencilhar de seu passado no que diz respeito à arte, mas ela continua atraindo jovens artistas experimentais do mundo todo, mesmo que essa produção não seja tão visível como em outros lugares.

Uma das melhores ocasiões para se conectar com o que há de novo nessa cena relativamente escondida é o evento Dimanche Rouge. Um domingo por mês, em lugares variados (em geral teatros ou discotecas obscuras), o Dimanche Rouge apresenta cerca de 15 performances de 20 minutos cada uma, de artistas e grupos do mundo todo, mas baseados em Paris. Vale tudo, mas dança, performances e audiovisual são os mais comuns. A soirée costuma terminar em uma festa de música eletrônica.

A entrada é gratuita, mas não recomendada a crianças nem a pessoas de estômago fraco. Com frequência as performances envolvem algum tipo de violência, nudez ou situações que podem ser bastante perturbadoras – e a distância entre o artista e o público quase não existe. Ou seja, é para quem realmente está atrás de experimentação e vanguarda. No vídeo acima você pode conferir algumas imagens da última edição, que foi no dia 18 de março, no clube Divan du Monde, em Montmartre. A próxima ocorre no dia 15 de abril, no mesmo lugar.

Dimanche Rouge
Próxima edição: 15 de abril de 2012, a partir das 16h.
Divan du Monde (75 Rue des Martyrs, 75018 Paris).

Aproveitando a viagem:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

1 Comentário

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. O baile que virou galeria | Paris Lado B
  2. Literatura no porão | Paris Lado B

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*