Aux Folies: o boteco clássico de Belleville, onde cantou Édith Piaf

Aux Folies de Belleville / Foto: Alya Nery

Se eu tiver que dar apenas uma dica para quem quer ver um pouco do lado B de Paris, ela será certamente o Aux Folies.

No meio da confusão que é Belleville, este é, para mim, o bar mais cool da cidade. Mas não entenda mal esse “cool”: não estou falando de decoração Philippe Starck, indie-electro-rock ou gente vestida de Zadig & Voltaire. O charme do Aux Folies não está no trendy e passa longe da sofisticação.

Originalmente, o bar fazia parte do Folies-Belleville, um café-teatro que funcionou do final do século XIX até 1947 e era frequentado por “gente do bairro” como Edith Piaf e Maurice Chevalier. A sala de espetáculos acabou virando um supermercado, mas o Aux Folies continua ali. A época de ouro é lembrada pelas colagens nas paredes, com antigos cartazes do cabaré.

Foto: Alya Nery
Foto: Alya Nery

Hoje, o Aux Folies é uma representação perfeita do lado B de Paris. Durante o dia, é um café frequentado por moradores da região, incluindo simpáticas velhinhas que costumam sair sem pagar. No fim da tarde, a cerveja barata atrai os mais jovens e o bar costuma lotar.

Do lado de fora, você pode observar a diversificada população de Belleville, composta principalmente por imigrantes chineses e africanos, ou aproveitar a relativa calma da rua lateral e seus muros cobertos de grafites – só não espere ver a beleza dos grands boulevards parisienses. A parte de dentro tem o charme decadente do neon, colagens por tudo e até uma máquina de pinball.

E, quem sabe, talvez você até cruze com a Mélanie Laurent por lá – mesmo que seja ficção, como no filme Paris, dirigido por Cédric Klapisch, em que o personagem interpretado por ela encontra os amigos no Aux Folies.

Aux Folies
8 rue de Belleville, 75020, Paris
Metrô: Belleville (linhas 2 e 11)
Fone: 01 46 36 65 98
Aberto todos os dias, das 7h até as 2h

Aproveitando a visita:

  • O ponto turístico mais próximo é o cemitério Père Lachaise, a três estações de metrô.
  • Ali pertinho fica também o parque Buttes-Chaumont, de que já falamos aqui.
  • Aproveite para comer em um dos vários restaurantes orientais das redondezas, como o bom e barato Au Rouleau de Printemps.

Veja também:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

4 Comentários

6 Trackbacks / Pingbacks

  1. Au Clair de Lune | Paris Lado B
  2. Os 100 anos do neon em exposição | Paris Lado B
  3. Fugindo do óbvio: Parc des Buttes-Chaumont | Paris Lado B
  4. Happy hour no alto da montanha | Paris Lado B
  5. Happy hour no alto da montanha | Paris Lado B
  6. Uma tarde na Rue Denoyez | Paris Lado B

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*