Au Clair de Lune: o boteco clássico de Montmartre

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=GUk0J6l39vw]

Os banners que usamos no alto do blog mostram dois dos nossos bares preferidos na cidade, o Aux Folies e o Au Clair de Lune, que abusam do neon na decoração. Vamos falar deles então, começando pelo Au Clair de Lune.

Localizado no 18ème, ao pé da colina de Montmartre, o Au Clair de Lune é um típico café parisiense durante o dia: um expresso baratinho para se beber no balcão lendo o jornal. No fim da tarde, especialmente no verão, é ótimo para o happy hour, porque todas as paredes do bar (que é de esquina) são na verdade portas de vidro dobráveis. Ou seja, nos dias quentes tudo fica aberto e o limite entre o bar e a rua deixa de existir, é tudo uma coisa só, numa excelente atmosfera.

Na noite, quando os neons do teto se acendem, a música fica mais alta, mas ainda assim continua sendo um bom lugar para conversar. O grande lance do Au Clair de Lune é não sentar nas mesinhas do fundo, e sim ficar em pé ao redor do balcão.

Mas sem dúvida o mais interessante do bar é a mistura de gente. Como ele fica numa espécie de fronteira entre a parte turística de Montmartre e um bairro mais pobre (La Goutte D’Or), reúne ao menos três tipos de público: estudantes (do tipo “BoBo”, boêmio-burguês, como chamam os franceses), turistas jovens (já que a região é cheia de albergues) e operários imigrantes, que aparecem atrás da cerveja barata.

A comida não é o forte do bar, exceto uma vez por semana, quando a Nausicaa, uma simpática jovem cheff, faz uma soirée gastronômica por lá. A comida é um tanto exótica, baseada na cozinha judaica e magrebina, mas realmente boa, e a um preço fixo. Para saber qual noite da semana a Nausicaa assume as panelas e qual o cardápio do dia, basta segui-la no Facebook.

É um ótimo lugar para fazer amigos e fugir da turistada, pois mesmo ficando em Paris, tem o típico clima de um bar de subúrbio.

Au Clair de Lune
1 Rue Ramey. 75018. Paris.
Aberto todos os dias, das 8h às 2h.
Metrô Chateau Rouge (linha 4) ou Anvers (linha 2).

Aproveitando a viagem

Leia também
About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Os 100 anos do neon em exposição | Paris Lado B
  2. Os 100 anos do neon em exposição | Paris Lado B
  3. O bar mais cool de Paris | Paris Lado B
  4. Performances no Dimanche Rouge | Paris Lado B
  5. Café hipster 1 – Lomi | Paris Lado B

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*