Três opções para conhecer os estádios de futebol em Paris

Ver Futebol em Paris, Stade de France

A temporada de futebol na França, como em toda Europa, começa lá por agosto e termina por junho do ano seguinte. Neste período, portanto, o campeonato francês, chamado Ligue 1 (se pronuncia Ligue Ãn), está a pleno vapor. Neste post vou compilar as três possibilidades de ver futebol para o turista que vem a Paris. As três são experiências totalmente diferentes entre si: o grandioso Stade de France, o tradicional Parc des Princes e o LADO-B (nossa praia!) Estádio de Charléty, na terceira divisão.

1. Visitar o Stade de France ou ver a seleção francesa jogar

O Stade de France é o maior e mais belo estádio da região parisiense. Foi construído para a Copa de 1998 e foi lá que o Brasil caiu tragicamente na final para a França. Vale a pena superar o trauma para conhecê-lo. De futebol, recebe apenas os jogos amistosos da seleção francesa (o registro acima fiz no França x EUA do ano passado) e a final anual da Coupe de la Ligue, uma competição não muito importante do futebol francês. Do ponto de vista futebolístico, não é a melhor experiência para quem ama o esporte. Mas é a mais tranquila para ir com família e vale pela beleza do estádio e do entorno dele. E vale fazer a visita guiada quando não tem jogo.

Visita guiada: dura 90 minutos e pode ser reservada clicando aqui.
Ingressos para jogos e shows: pode ser acessado aqui.
Como chegar: com o trem RER B, descendo na estação “La Plaine – Stade de France”. Ele parte a todo instante do centro de Paris, estações Saint-Michel, Chatlet e Gare du Nord.
Dicas: O entorno do estádio é bastante interessante, cheio de bares e restaurantes de arquitetura moderna, já que tudo foi construído para a Copa de 1998. Vale chegar com antecedência para aproveitar.

2. Visitar o Parc des Princes ou ver o PSG jogar

Provavelmente a opção que mais vai interessar aos frequentadores de estádio no Brasil. O PSG é o único clube grande da cidade, jogando o campeonato nacional, a copa da França e eventualmente a Liga dos Campeões e a Copa da Europa. O “Parc”, como chamam os parisienses, é um templo do futebol francês, um estádio antigo, palco de jogos históricos. A foto acima, fiz num dos grandes clássicos do futebol francês, PSG x Lyon, em 2011. Depois disso, o estádio foi reformado e está bem mais moderno.

Visita guiada: podem ser agendadas neste link.

Ingressos e calendário: os ingressos se esgotam muito rápido, mas podem ser re-comprados neste site.
Como chegar: metrô Porte d’Auteuil‎ (linha 10) ou Porte de Saint-Cloud‎ (linha 9).
Dicas: é o passeio potencialmente mais perigoso entre esses três, mas não tanto. As torcidas organizadas já foram um problema, mas desde a temporada 2009-2010 (quando houve uma morte), muitos baderneiros foram banidos e o Parc voltou a ser tranquilo. Evite, no entanto, ficar nas “virages” (como na foto acima), que são as partes da arquibancada atrás das goleiras, que é onde estão as torcidas organizadas. Paradoxalmente, são elas que dão o show e fazem o ambiente no Parc ser tão mais legal que no Stade de France.

3. Ver o Paris FC jogar em Charléty

Ver Futebol em Paris, estádio Charlety Paris Futebol Clube

Essa dica é para os torcedores com grau de paixão pelo futebol no nível demente – ou simplesmente para turistas atrás da “experiência autêntica”. O Paris FC é o clube nanico e desconhecido da cidade (embora seja mais antigo que o PSG) e que joga a terceira divisão do campeonato francês. A casa do Paris FC é o simpático Estádio Charléty, que pertence à prefeitura de Paris. Ele fica no 13ème arrondissement e, embora comporte apenas 15 mil pessoas, é muito moderno e tem uma bela arquitetura. Em geral, não recebe mais do que uma centena de torcedores para ver os jogos do Paris FC. São poucos, mas apaixonados, inclusive com algumas organizadas (que, segundo o próprio clube, somam 40 pessoas). A foto acima eu fiz num “clássico” PFC x Creteil. O grupinho de pessoas no canto direito é uma torcida organizada, embora não pareça. Para quem gosta de futebol “roots” e de um passeio realmente LADO-B, ir a Charléty ver o PFC é a grande pedida.

Ingressos e calendário: o calendário você vê no www.parisfootballclub.com. Os ingressos podem ser comprados na hora mesmo, a míseros 8 euros. Se bobear, até pagam para você entrar.
Como chegar: estação “Cité Universitaire”, com o RER B ou o Tram T3.
Dicas: não há muito o que fazer ao redor do estádio, com apenas um bar e um kebab. Então é melhor chegar em cima da hora mesmo (até porque nunca tem fila). Em termos de segurança, é tão tranquilo quanto visitar a EuroDisney.

Veja também:

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

1 Comentário

  1. Boa noite Gabriel. Meu filho estará, dia 16.12 em Paris e gostaria de assistir o jogo do Corinthians pelo mundial de clubes 2012. Você conhece algum lugar público para que ele possa assistir? No horário de Paris será ao meio dia. Obrigada

1 Trackback / Pingback

  1. Dia de feira | Paris Lado B

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*