Três opções para ver futebol em Paris

A temporada de futebol na França, como em toda Europa, começa lá por agosto e termina por junho do ano seguinte. Neste momento, portanto, o campeonato francês, chamado Ligue 1, está a pleno vapor. Neste post vou compilar as três possibilidades de ver futebol para o turista que vem a Paris. As três são experiências totalmente diferentes entre si: o grandioso Stade de France, o tradicional Parc des Princes e o LADO-B (nossa praia!) estádio de Charléty, na terceira divisão.

1. Ver a seleção jogar no Stade de France

O Stade de France é o maior e mais belo estádio da região parisiense, foi construído para a Copa de 1998 e foi lá que o Brasil caiu tragicamente na final para a França. Vale a pena superar o trauma para conhecê-lo. De futebol, recebe apenas os jogos amistosos da seleção francesa (o registro acima fiz no França x EUA do ano passado) e a final anual da Coupe de la Ligue, uma competição não muito importante do futebol francês. Do ponto de vista futebolístico, não é a melhor experiência para quem ama o esporte. Mas é a mais segura para ir com família e vale pela beleza do estádio e do entorno dele.

Ingressos e calendário: podem ser acessados online em www.stadefrance.com
Como chegar: com o trem RER B, descendo na estação “La Plaine – Stade de France”. Ele parte a todo instante de Saint-Michel, Chatlet e Gare du Nord.
Dicas: O entorno do estádio é bastante interessante, cheio de bares e restaurantes de arquitetura moderna, já que tudo foi construído para a Copa de 1998. Vale chegar com antecedência para aproveitar.

2. Ver o PSG jogar no Parc des Princes

Provavelmente a opção que mais vai interessar aos frequentadores de estádio no Brasil. O PSG é o único clube grande da cidade, jogando o campeonato nacional, a copa da França e eventualmente a Copa da Europa. O “Parc”, como chamam os parisienses, é um templo do futebol francês, um estádio antigo, palco de jogos históricos. A foto acima, fiz num dos grandes clássicos do futebol francês, PSG x Lyon, em 2011.

Ingressos e calendário: podem ser acessados no www.psg.fr. Ingressos para a Ligue 1 devem ser comprados com muita antecedência.
Como chegar: metrô Porte d’Auteuil‎ (linha 10) ou Porte de Saint-Cloud‎ (linha 9).
Dicas: é o passeio potencialmente mais perigoso entre esses três, mas não tanto. As torcidas organizadas já foram um problema, mas desde a temporada 2009-2010 (quando houve uma morte), muitos baderneiros foram banidos e o Parc voltou a ser tranquilo. Evite, no entanto, ficar nas “virages” (como na foto acima), que são as partes da arquibancada atrás das goleiras, que é onde estão as torcidas organizadas. Paradoxalmente, são elas que dão o show e fazem o ambiente no Parc ser tão mais legal que no Stade de France.

3. Ver o Paris FC jogar em Charléty

Essa dica é para os torcedores com grau de paixão pelo futebol no nível demente – ou simplesmente para turistas atrás da ”experiência autêntica”. O Paris FC é o clube nanico e desconhecido da cidade (embora seja mais antigo que o PSG) e que joga a terceira divisão do campeonato francês. A casa do Paris FC é o simpático Estádio Charléty, que pertence à prefeitura de Paris. Ele fica no 13ème arrondissement e, embora comporte apenas 15 mil pessoas, é muito moderno e tem uma bela arquitetura. Em geral, não recebe mais do que uma centena de torcedores para ver os jogos do Paris FC. São poucos, mas apaixonados, inclusive com algumas organizadas (que, segundo o próprio clube, somam 40 pessoas). A foto acima eu fiz num “clássico” PFC x Creteil. O grupinho de pessoas no canto direito é uma torcida organizada, embora não pareça. Para quem gosta de futebol “roots” e de um passeio realmente LADO-B, ir a Charléty ver o PFC é a grande pedida.

Ingressos e calendário: o calendário você vê no www.parisfootballclub.com. Os ingressos podem ser comprados na hora mesmo, a míseros 8 pilas. Se bobear, até pagam para você entrar.
Como chegar: estação “Cité Universitaire”, com o RER B ou o Tram T3.
Dicas: não há muito o que fazer ao redor do estádio, com apenas um bar e um quebab. Então é melhor chegar em cima da hora mesmo (até porque nunca tem fila). Em termos de segurança, é tão tranquilo quanto visitar a EuroDisney.

Veja também:

About Gabriel B. 116 Articles

Connard, flâneur, ringard.

1 Comentário

  1. Boa noite Gabriel. Meu filho estará, dia 16.12 em Paris e gostaria de assistir o jogo do Corinthians pelo mundial de clubes 2012. Você conhece algum lugar público para que ele possa assistir? No horário de Paris será ao meio dia. Obrigada

1 Trackback / Pingback

  1. Dia de feira | Paris Lado B

Comments are closed.