Top 5 museus gratuitos de Paris #5: Maison de Victor Hugo

Gastou seus últimos euros no Louvre (ou em comprinhas, vai) e continua com fome de museu? A boa notícia é que, além do primeiro domingo do mês, em que você e outras milhares de pessoas entram de graça em museus que normalmente são pagos, Paris tem várias opções para os bolsos vazios. São mais de 20 museus gratuitos na cidade, a maioria mantida pelo governo municipal. Alguns, claro, podem ser uma grande perda de tempo durante a viagem, e é por isso que temos a honra de apresentar nosso Top 5 aqui no blog.

#5: Maison de Victor Hugo

Não sei você, mas eu adoro ver a casa dos outros. Ainda mais quando se trata de um apartamento do século XIX, em uma das praças mais bonitas de Paris, com alguns elementos excêntricos e ao mesmo tempo aquele ar de Académie Française… Essa é a Maison Victor Hugo, na Place des Vosges, onde o escritor morou de 1832 a 1848.

O apartamento de Victor Hugo, que virou museu em 1903, foi reconstituído com certa liberdade a partir de fotos e móveis que também foram usados em outros lugares onde o escritor morou. O espaço foi adaptado num percurso de sete salas, que vai contando a vida de Hugo através de documentos, gravuras, jornais, cartas, pinturas.

Se o incrível Salon Chinois, o busto esculpido por Rodin ou a escrivaninha onde Hugo escrevia em pé não convencerem, é só descer e aproveitar a Place des Vosges, seguindo depois pelo Marais.

Maison Victor Hugo
6, place des Vosges, 75004
Metrô: Saint-Paul (linha 1), Bastille (linhas 1, 5 e 8)
Fone: 01 42 72 10 16
Aberto de terça a domingo (exceto feriados), das 10h às 18h

Aproveitando a viagem:

  • Os pontos turísticos mais próximos, além da própria Place des Vosges, são a Place de la Bastille e o Marais.
  • Pelo número 7 da mesma praça, pode-se entrar no pátio do Hôtel de Sully (que não é um hotel, mas um hôtel particulier, espécie de palácio urbano), do século XVII. Ali também fica uma das melhores livrarias para comprar livros sobre Paris.
About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. Bijuterias e jóias para todos os bolsos | Paris Lado B
  2. Top 5 museus gratuitos de Paris #4: Atelier Brancusi | Paris Lado B
  3. Top 5 museus gratuitos de Paris #3: Musée Carnavalet | Paris Lado B
  4. Moda no Haut Marais: Acne Studios | Paris Lado B

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*