A ferrovia fantasma de Paris

Existe um caminho de ferro construído em 1852 que circunda Paris praticamente escondido entre os prédios que foram sendo construídos ao redor dele. É a Petite Ceinture (na foto acima, feita pela Dani), que foi desativada ao longo do último século conforme o metrô foi se expandindo. O trilho do trem, no entanto, nunca foi removido e acabou se tornando um incrível “corredor secreto” da cidade.

Virou ponto de encontro de pichadores, de amigos que fazem piquenique e churrasco nos fins de semana e, claro, de mendigos que vivem por lá. Uma das estações abandonadas se tornou inclusive um squat artístico, chamado La Gare aux Gorilles, que promoveu ótimas festas e shows de rock ao longo de 2010, até que a empresa de trens francesa, dona do lugar, chegasse lá para acabar com a diversão. Quer dizer, a Petite Ceinture é oficialmente fechada a visitação, mas existem pontos específicos em que fica bastante fácil pular a cerca, e é o que muitos jovens fazem atrás de alguma aventura.

Na metade do ano passado (2011), reparei que os trilhos começaram a ser removidos no trecho que passa no 19ème arrondissement. E na última quarta-feira (18/01/2012) houve algo inédito em décadas: um trem circulou na Petite Ceinture, na altura do 15ème arrondissement, num evento acompanhado por dezenas de curiosos. Eram alguns dos últimos vagões abandonados, que serão deslocados para o 18ème, justamente para servir de alojamento aos trabalhadores de um Chantier Nature, uma espécie de jardim que será criado por lá. Não há, no entanto, maiores detalhes da prefeitura sobre este projeto, mas parece que finalmente o potencial de área verde da Petite Ceinture será explorado e oferecido oficialmente à população.

Este blog francês fez uma compilação dos melhores lugares por onde acessar a Petite Ceinture (clique em “Accès”, no menu à direita). Há trechos em que é possível entrar ou simplesmente observá-la de fora passando por antiquíssimos viadutos sobre as ruas de Paris. Confira abaixo um vídeo com um passeio por este intrigante caminho de ferro quase secreto – mas que atravessa até o rio Sena (aos 3min6seg do vídeo).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Pfnq_CIUUxw]

About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

5 Trackbacks / Pingbacks

  1. Top 5 museus gratuitos de Paris #3: Musée Carnavalet | Paris Lado B
  2. Verão no Parc de la Villette | Paris Lado B
  3. O lugar mais esquisito de Paris | Paris Lado B
  4. Feira livre, hipppie e moderna | Paris Lado B
  5. A estação que virou fazenda urbana | Paris Lado B

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*