Arte + sociologia + uns bons drink

Aurélien Mole / Fondation d'entreprise Ricard

Aurélien Mole / Fondation d'entreprise Ricard Foto: Aurélien Mole/Fondation d’entreprise Ricard

Essa dica é para quem estiver em Paris nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, mas também pode servir para quem vier nos próximos meses. A Fondation d’Entreprise Ricard (na foto acima) é um centro cultural de arte contemporânea bancado, como o nome indica, pela marca de bebidas Ricard (famosa pelo seu “pastis”, uma bebida alcoólica com aroma de anis e alcaçuz típica de Marseille). O espaço fica no 8ème, ao lado do Hôtel de Crillon e da Place de la Concorde.

Além de ser um centro de arte interessante, ele recebe, mensalmente durante o ano letivo universitário, a série de encontros Invitations à l’Imaginaire (“convites ao imaginário”). Trata-se de uma mesa de debate com duração de cerca de 1h20min mediada pelo sociólogo Michel Maffesoli, que recebe sempre um ou dois convidados. Já passaram por ali grandes nomes do pensamento contemporâneo, como Edgar Morin. E nesta sexta a Fondation Ricard deve lotar para receber o romancista mais famoso da França nos últimos anos, o vencedor do Prêmio Goncourt 2010, Michel Houellebecq, autor de Plataforma e Partículas Elementares, entre outros best-sellers.

Depois da palestra/debate, o Invitations à l’Imaginaire termina sempre com um coquetel ali mesmo, oferecido, obviamente, pela Ricard. Embora a grande maioria do público seja composta por estudantes — notadamente os frequentadores do seminário de Maffesoli na Sorbonne —, o evento é aberto a todos e gratuito. Uma ótima oportunidade de conhecer um belo centro cultural, assistir a um interessante debate sobre a sociologia contemporânea e ainda tomar “uns bons drink” na faixa.

Para saber as datas dos próximos encontros, recomendo seguir a Fondation no Facebook. E para esta sexta-feira recomendo chegar cedo, porque vai faltar cadeira. Houellebecq é um fenômeno midiático, mas frequenta pouco a França, o que só aumenta a curiosidade do público sobre sua personalidade, quando ele aparece.

Invitations à l’Imaginaire
25/11/2011, às 19h: “Michel Maffesoli invite Michel Houellebecq”
Fondation d’Entreprise Ricard
12 rue Boissy d’Anglas. 75008. Paris.
Metrô Concorde ou Madeleine.
Fone: 01 40 06 90 78

Aproveitando a viagem:

  • Os pontos turísticos mais próximos são a Igreja de Madeleine e a Place de la Concorde
  • Além da Fondation Ricard, outro centro de arte contemporânea pouco conhecido na região é o Jeu de Paume.
About Gabriel B. 127 Articles
Connard, flâneur, ringard.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*